segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Intelectuais à Brasileira - Sérgio Micelli - Editora Companhia das Letras


Eis um livro que um escritor brasileiro, ou mesmo um leitor de Literatura, não deve deixar de ler. A obra aborda de maneira clara e suscinta o perfil dos escritores pré-modernos e modernos, mas não à maneira dos livros de segundo grau (os quais enfatizam mais as virtudes do que os defeitos dos escritores) e sim realçando a vida íntima, familiar, os obstáculos profissionais, as ideologias políticas, as perseguições e as decepções dos grandes autores da nossa tão amada Literatura.

Nesse livro de 436 páginas de corpo de texto encontra-se o universo desconhecido do dia-a-dia dos intelectuais que revolucionaram a nossa Literatura. Descobriremos, por exemplo, que Lima Barreto foi professor particular e jornalista e que era um alcoólatra, que tinha alucinações e chegou a ser internado. Ou então que Érico Veríssimo teve como o seu primeiro emprego o de vendedor de armazém, e a sua família sofreu uma tremenda falência material, quando seus pais se separaram.

Portanto, a obra expõe com sucesso um mundo pouco evidenciado nos livros de teoria literária. Um mundo humano sem pompas ou prêmios, sem cadeiras na ABL, sem fama e sem livros com vendas esgotadas. As páginas transparecem o escritor na sua vida, nos seus anseios e  problemas. Um escritor que pode sorrir, mas que também pode chorar, assim como todas as pessoas comuns. Por conseguinte, aconselho a todos que leiam essa obra de grandioso valor cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário