quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A Desconstrução da Sensibilidade Artística no Brasil.


A maioria das pessoas não recebe uma educação apropriada para que se potencialize a sensibilidade relacionada às artes. A educação regular faz pouca coisa nesse sentido. As famílias também não são preparadas para difundir os valores sensíveis do ser humano. A arte, assim como todo o processo cultural, é uma consequência da sensibilidade. A percepção do mundo visível é naturalmente apreendida pelos arroubos sensíveis. A literatura, a arquitetura, a pintura, a escultura, o artesanato, as artes cênicas, a música são todas frutos de almas dotadas de sensibilidade. Ela é sim uma virtude, mas ela pode ser provocada, induzida, principalmente na juventude.

Antigamente as escolas possuíam aulas de música, de canto, de teatro e etc, hoje isso deixou de ser valorizado e não constam mais nas grades curriculares do ensino fundamental e médio. Por conseguinte, o brasileiro perdeu bastante dos valores sensíveis e por não saber mais o que é bom ou ruim, ou o que tem qualidade ou o que carece da mesma, valoriza o que tem pouco valor artístico. Perdeu o discernimento artístico. Vejamos o caso das músicas tocadas nas rádios populares do nosso país, por exemplo. E a arte hoje é feita por poucos para poucos, digo a arte refinada, a arte formal. Por outro lado, a arte popular é construída com heroísmo pelo povo, arraigada na tradição oral e comportamental e, portanto, persiste.

Logo, é preciso uma reeducação para a virtude da sensibilidade. E é por causa desse desvalor que os artistas não tem mais a relevância sociocultural que tinham até a primeira metade do século XX, com exceção dos artistas televisivos, e endinheirados, que estão sempre em destaque na mídia brasileira. Enfim, a meu ver, a arte empobreceu-se, transmutou-se para pior e não para melhor, afirmo isso no sentido qualitativo. E confesso que tenho esperança de que este cenário seja um dia modificado e a grande maioria das pessoas voltem a frequentar as exposições de pintura, ou os recitais poéticos, e comentem uma peça de teatro que acabaram de assistir.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário