quarta-feira, 15 de abril de 2015

O Pai Goriot - Honoré de Balzac




Eis aí um livro que não me agradou muito. Sei que não estou falando a respeito de um autor desconhecido ou de baixa qualidade literária mas sim do grande escritor Honoré de Balzac, o mesmo que escreveu a consagrada obra: "A Comédia Humana". Contudo, do mesmo modo que elogio as obras que simpatizo, também me sinto na obrigação de criticar as que antipatizo. E o romance "O Pai Goriot" deixou muito a desejar.

Explicarei o motivo: primeiramente, admito os méritos que o texto possui. Como, por exemplo, a boa linguagem do autor e o bom artifício da descrição dos personagens e dos ambientes. A trama também é muito interessante e envolvente. Porém, Balzac pecou em algo essencial numa boa narrativa: o desfecho da história. Eugênio, o protagonista da história, não foi bem abordado nessa fase da narrativa e muito menos os personagens secundários, que tiveram as suas vidas cortadas pela metade (Vautrin, Delfina, Poiret, Michonneau e etc). É como se algumas páginas do livro tivessem sido excluídas do conjunto original.
 
Portanto, lamento em criticar o trabalho de um autor tão ovacionado pela academia e pelos críticos mas estou apenas expondo minha opinião acerca desse livro. No entanto, estou ciente de que até os bons autores escrevem livros medíocres. De fato, isso é algo normal. Logo, deixo aqui meus breves comentários acerca dessa obra literária. E aconselho a leitura, mesmo que seja por pura curiosidade, ou até por amor cego a literatura francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário